EET-1 | Osório
Tag: [EET1] Web: Official website Fans: 7 Created: 2016-04-05

Platoon Presentation

Platoon dedica ao gigante EET-1 | Osório o melhor MBT (MBT – Main Battle Tank) já feito.

======================================== História =======================================

O EE-T1 Osório foi um carro de combate pesado (MBT – Main Battle Tank), desenvolvido na década de 80 pela empresa brasileira Engesa, produtora dos famosos EE-9 Cascavel e EE-11 Urutu, que estão em uso ainda em vários países. Projetado com financiamento próprio para fazer parte de uma concorrência para a Arábia Saudita, em Julho de 1987, um protótipo do Osório com canhão de 120mm competiu com o britânico Challenger, o americano M1 Abrams e o francês AMX-40, derrotando todos os oponentes. Em 1988, no Abu Dhabi, o Osório repetiu a façanha, desta vez derrotando também o MBT italiano C-1 Ariete.

Quando os Sauditas estavam prestes a fechar negócio, os EUA entraram em campo, alegando que o Brasil não respeitava acordos internacionais e, principalmente, que negociava com nações consideradas inimigas pelos EUA. A Arábia Saudita acabou não fechando o acordo com a ENGESA e terminou por comprar o M1 Abrams mesmo.
O restante da história quase todo mundo já conhece: a Engesa acabou falindo, porque investiu sozinha no projeto do carro e o Exército Brasileiro não tinha dinheiro para comprá-lo (cada um custava cerca de US$ 1 milhão). Anos depois da falência da empresa, dois dos protótipos do Osório quase viraram sucata, mas hoje estão preservados, aos cuidados do EB.

=========================== Atuação no deserto e sucesso inicial ==============================

Em Julho de 1987, o protótipo com o canhão de 120mm seguiu para a Arábia Saudita, para a nova fase da competição. Os quatro veículos se confrontariam em vários testes. Os veículos eram: O Britânico Challenger [1], o Americano M1 Abrams [2], o Francês AMX-40 [3] e o Brasileiro EE-T1 Osório.

Os testes consistiam em:

2.350 km de rodagem, sendo 1750 km em deserto. A guarnição que operaria o tanque era do Exército Saudita, escolhida por sorteio. Neste teste, analisaria-se também o consumo de combustível que deveria ser no máximo de 2,1 km/l em deserto e 3,4 km/l em estrada.
Rampas: Superar trincheiras de 3m de largura; arrancada, partindo do repouso em rampa de 65% de inclinação, rodar em rampa lateral de inclinação 30%, aceleração e frenagem no plano e em rampas.
Resistência e manutenção: Remoção e colocação de lagartas em 40 minutos (10 para a retirada, 30 para a colocação), 6 horas com motor em funcionamento constante e veículo parado, 6 km de marcha-a-ré e reboque de um carro de combate de 35 ton por 15 km. O Osório rebocou o Abrams, muito mais pesado do que 35 ton.
Tiro: 149 disparos. 82 com veículo e alvo estacionados a 4000m de distância; os demais com veículo estacionado e alvo em movimento e veículo e alvo em movimento a 1500m de distância.
Foram reprovados os dois veículos europeus na disputa (O Challenger e o AMX-40), e o Osório, juntamente com o Abrams foram declarados passíveis de compra. Sendo que, aparentemente o que mais impressionara nos testes fora o Osório, mostrando-se superior ao Abrams, e mais barato.
Cada unidade do Osório de série custaria 1,2 milhões de dólares.

Em 1988 em Abu Dhabi, o Osório tornou a derrotar os mesmos três adversários acrescidos do C-1 Ariete Italiano, mostrando sua competência. Os únicos veículos de sua categoria contra os quais o Osório não competiu foram os tanques russos. Como a guerra fria vingava, não havia muitos tanques russos para se fazer comparativos.

================================== A Volta do EE-T1 Osório ==================================

Atualmente, há uma versão do Osório em exposição no Museu Militar Conde de Linhares -RJ. O Exército Brasileiro herdou, por decisão judicial, o patrimônio tecnológico da ENGESA. E hoje, se houver interesse do comando do Exército, a retomada do projeto poderia realizar-se engenharia reversa nessa unidade restante do EE-T1 OSÓRIO, aperfeiçoando-se a nova versão do carro para os padrões atuais, seria possível a retomada do projeto e também a produção em larga escala. Também seria preciso a construção de uma nova instalação para a montagem final do carro de combate, juntamente com a modernização ou mesmo a troca de parte do maquinário herdado pela Imbel. Seria possível também o desenvolvimento de uma versão do Osório na configuração de obuseiro autopropulsado e também uma na configuração de carro de combate de defesa antiaérea. Mesmo com todo o maquinário de produção não se sabe porque o comando do Exército ainda não autorizou a retomada do projeto pois uma eventual construção de uma fábrica não custaria mais de 75 milhões, o que é uma quantia desprezível quando em comparação à recente compra realizada pelo Exército dos Leopard 1A5 de fabricação alemã.

======================================================================================
======================================================================================

EET-1 | Osório

Tipo Carro de combate Principal
Local de origem Brasil

Histórico de produção

Criador Engesa
Data de criação 1982-1986
Fabricante Engesa
Quantidade
produzida 2 prototipos
Variantes EE-T1 Osorio
EE-T2 Osorio

Especificações

Peso 38,9 t (85 758 lb)
Comprimento 9,99 m (32,78 ft)
Largura 3,26 m (10,7 ft
Altura 2,37 m (7,78 ft
Tripulação 4 (comandante, motorista, atirador, auxiliar do atirador)
Blindagem do veículo Placas duplas de materiais compostos, como fibra de carbono, alumínio/aço e cerâmica.
Armamento
primário Um canhão GIAT G1, de 120mm ou um canhão Royal Ordnance L7, de 105mm.
Armamento
secundário Uma metralhadora Hughes EX34 7,62 mm, coaxial, uma metralhadora Browning M2HB .50 ou FN MAG 7,62mm, antiárea e doze lança-granadas fumígenos de 66mm.
Motor MWM TBD 234, refrigerado a ar, 12 cilindros, diesel
1.014hp
Peso/potência 26 kW/ton
Transmissão ZF LSG 3000
Suspensão hidropneumatica
Alcance
Operacional 550 km (342 mi)
Velocidade 70 km/h na estrada, 50 km/h na terra


░░░░░███████▄▄▄▄▄▄▄▄ Se você leu tudo
▂▄▅█████████▅▄▃▂ parabéns você
Il██████████████████] acabou de ficar
◥⊙▲⊙▲⊙▲⊙▲⊙▲⊙▲⊙◤ um pouco menos burro agora é só dar Apply to join e ser feliz ;D
 

Platoon feed